Paradoxo de Fermi: Onde estão os ETs, gente?

Você já olhou pro céu à noite e pensou: “Cara, o universo é ENORME. Como é que a gente tá aqui sozinho?” Bom, não é só você que acha isso esquisito. Há muito tempo, um físico chamado Enrico Fermi fez essa mesma pergunta, e daí nasceu o famoso Paradoxo de Fermi. Basicamente, o Paradoxo de Fermi é uma grande interrogação cósmica. Se o universo é tão absurdamente grande, com bilhões de galáxias, trilhões de estrelas e uma quantidade imensa de planetas, a vida não deveria ser algo comum? E se é comum, cadê todo mundo? Por que nunca encontramos nenhum ET pra jogar um truco intergaláctico? Fermi pensou nisso lá nos anos 1950, durante uma conversa de almoço. Ele olhou pro céu (ou talvez só pra salada) e soltou a pergunta que virou o maior indagação da ciência, “Cadê todo mundo?”

Paradoxo de Fermi: Onde estão os ETs, gente?

Cadê os alienígenas? Teorias (umas mais malucas que outras)

Pra explicar essa ausência de contato alienígena, muita gente elaborou teorias. Vamos ver as mais populares:

  1. Eles estão escondidos.
    Talvez os ETs sejam super avançados e olhem pra gente pensando: “Ih, melhor deixar esses humanos pra lá, ainda tão brincando de guerra.” Basicamente, eles são como aqueles tios que preferem não responder no grupo da família.
  2. Estamos presos na ‘Grande Filtro’.
    Essa é pesada. O Grande Filtro é a ideia de que algo impede a vida de se desenvolver até virar uma civilização avançada. Pode ser o próprio surgimento da vida, a evolução da inteligência ou… a autodestruição. Vibes apocalípticas, né?
  3. Somos os primeiros.
    Já pensou que, talvez, nós sejamos os primeiros? O universo é muito antigo, mas as condições pra vida como a nossa podem ser recentes. Se for isso, parabéns pra gente! Mas também, que baita responsabilidade…
  4. Eles são pequenos demais (ou grandes demais).
    E se os ETs forem microorganismos ou seres gigantescos vivendo em escalas que nem conseguimos perceber? Ou vivem em uma quarta dimensão que não conseguimos enxergar? Afinal, há muita coisa do universo que não temos ideia.
  5. O governo está -insira teoria da conspiração aqui-.
    A clássica resposta pra todas as perguntas, seja sobre o formato da terra, existência de alienígenas ou pra onde vão os pares de meia perdidos, há quem acredite que os ETs realmente existem e que haja provas disso, mas que os governos mundiais guardam tudo em segredo, quem sabe dessa vez seja verdade né?

Mas por que essa pergunta é tão fascinante?

O Paradoxo de Fermi mexe com a cabeça porque ele mistura ciência, filosofia e até um pouco de ficção científica. A gente tá falando de um universo tão grande que é praticamente impossível não ter vida em algum outro canto. Mas, ao mesmo tempo, nunca encontramos nenhuma prova concreta. Isso é frustrante e fascinante ao mesmo tempo. E claro, como tudo que confunde, virou meme! O Paradoxo de Fermi é a estrela de várias piadas, principalmente porque ele resume aquele sentimento que todo mundo já teve: “Estou sozinho?” Só que em vez de ser sobre uma festa que ninguém apareceu, é sobre o COSMOS TODO.

Tem meme do tipo:

  • “Alienígenas nos observando: ‘Melhor não responder, eles ainda acham que a Terra é plana.’”
  • “Humanos: ‘Onde estão os alienígenas?’ ETs escondidos: ‘Shh, eles tão olhando.’”

E o melhor: ainda dá pra usar o Paradoxo de Fermi em qualquer conversa filosófica de boteco. É garantia de sucesso!

Paradoxo de Fermi: Onde estão os ETs, gente?

O Paradoxo de Fermi não tem uma resposta definitiva, mas ele nos faz olhar pro universo com um misto de curiosidade, humildade e aquela esperança de um dia responder a pergunta. Enquanto isso, seguimos tentando, olhando pro céu e mandando sinais por aí, torcendo pra que, em algum lugar, alguém responda. Ou talvez já tenham respondido e só estamos no modo avião. 🤔

Rolar para cima